quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A elegância do port de bras


Foto: Acervo Centro Cubos / Felippe Araujo
 
Quando dançamos, falamos com nosso corpo. Às vezes prestamos atenção em como as nossas pernas e pés estão trabalhando, que esquecemos a importância da parte superior do corpo. Os braços e as mãos de uma bailarina são fundamentais para a boa expressão da sua arte. Eles são considerados a moldura que completa o quadro de figuras dançantes.

Os braços são elementos essenciais na dança, pois determinam a harmonia e execução dos movimentos. As posições preparatórias servem para dar uma perfeita coordenação, sincronia e fluidez dos movimentos executados pelos membros superiores. São os chamados exercícios de port de bras. É através deles que o bailarino dá continuidade ao passo, controlando a passagem dos braços de uma posição para outra, acompanhado pela cabeça, extensão dos ombros, alongamento do pescoço, mãos e olhar, dando uma dimensão maior do movimento.


 Para o balé clássico, o termo port de bras pode significar duas coisas. De acordo com o método Cecchetti, existem oito conjunto de exercícios ou posições onde os braços se movem a partir do ombro e não a partir do cotovelo, com movimentos suaves e fluidos. Ao levantar os braços a partir de uma posição para outra, deve passar por uma posição conhecida na dança como a “passagem”. Esta posição corresponde à quinta posição en avant. Outro significado é mais simples e direto, onde consiste em uma série de movimentos feitos por passar o braço por várias posições.
 
Todo o exercício com os braços deve começar a partir do movimento do esqueleto axial, pois é do tronco que partem as ações de estabilização. Assim, a linha dos braços fica levemente arredondada, com a palma da mão virada para dentro, sem deixar os cotovelos caírem, trabalhando a força muscular dos braços apropriadamente.

 Muitas vezes, a coreografia exige que as pernas se movam lenta ou rapidamente, porém o trabalho de braços  deve-se mover por inteiro, desde a articulação do ombro a ponta dos dedos, proporcionando elegância e harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário