sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Grandes Histórias: Ballet West


Foto: Reprodução / Best View

Criado em 1963, o Ballet West nasceu do desejo do diretor artístico Willam F. Christensen em aprimorar a dança na região de Salt Lake City, nos Estados Unidos.  Pioneiro no século 20, Christensen aliou a sua formação clássica adquirida em Utah e Nova York, desenvolveu um repertório tipicamente americano e teatral para a companhia.  Ele também construiu uma forte ligação com as obras de George Balanchine.

Foto: Reprodução / Ballet West

Em 1978, Christensen se aposenta e quem se torna o novo diretor é o bailarino Bruce Marks. Sob a direção de Marks, a empresa apresentou sua primeira produção completa de um balé de repertório:  O Lago dos Cisnes. Com isso, o Ballet West ganhou uma reputação para o desenvolvimento de coreógrafos emergentes da época. Foi também nesse período que Maks fez história ao produzir o primeiro longa-metragem “Abdallah”, do aclamado coreográfo dinamarquês do século 19, August Bournonville. Depois, outros diretores como John Hart e Jonas Kåge, transformaram a companhia em referência internacional e expandiram o seu repertório.

Foto: Reprodução / Sltrib
 
Desde 2007, o Ballet West é dirigido pelo bailarino Adam Sklute. Além de ampliar o repertório da companhia com as obras dos mais renomados coreógrafos da atualidade como Ulysses Dove, Jiri Kylian, Mark Morris, Twyla Tharp, e Stanton Welch, Sklute também preservou a raiz clássica dos grandes balés russos de início do século 20.
Atualmente, possui 40 integrantes, 10 membros da companhia júnior e uma escola de balé que treina bailarinos de todas as idades, muitos dos quais, ao se formarem, integram a companhia profissional do Ballet West e de outras instituições ao redor do mundo.

Foto: Reprodução / CW

O Ballet West está entre as principais companhias de balé profissional na América e se tornou conhecida mundialmente através da série “Breaking Pointe”. O programa mostrava a rotina dos bailarinos fora da companhia, os ensaios, a angariação de recursos para montar repertórios, como é feita a seleção dos integrantes para os papéis, entre outras curiosidades.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário