quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Força nas costas

Foto: Reprodução / Anselmo Rezende
Dançar não é simplesmente executar passos em sequencia. O bailarino precisa ter técnica, equilíbrio e curtir a música. É importante saber como um exercício deve ser feito para que não haja consequências ao seu corpo. O segredo para fazer os movimentos com graça e elegância, é ter segurança e força nas costas.

Quem não deseja ter um belo attitude derriére, um lindo arabesque ou um cambré invejável? Se engana quem pensa que para conseguir esses movimentos perfeitamente precisa apenas de uma coluna alongada. É necessário que o bailarino possua força. Para sustentar a perna em derriére, por exemplo, o aluno deve fazer mais força nas costas, do que nas próprias pernas.  Por isso é necessário ter esse fortalecimento, junto ao alongamento.
 
Foto: Acervo Centro Cubos
Os exercícios para fortalecer as costas devem ser realizados diariamente, pois são essenciais para manter uma boa postura e os músculos flexíveis. Com a prática, o bailarino aumenta a força, a elasticidade e a resistência do músculo ao redor da coluna, permitindo que ela tenha força suficiente para executar os movimentos.

 
Estudos comprovam que para a estabilidade do bailarino, ele deve ter a percepção da porção estreita das costas localizada precisamente na região da 5ª vértebra lombar. Ao trabalhar essa área, pequenos músculos serão desenvolvidos, ajudando no equilíbrio. Para ativá-los, é preciso sentir essa região sendo “puxada para cima” e, ao mesmo tempo, manter os ombros relaxados.
 
Com as costas fortalecidas, o bailarino terá uma perfeita execução tanto nos movimentos da barra, como nos de centro, além da estabilidade nos saltos e passos na ponta. Confira esse exercício muito simples e que pode ser feito sempre antes das aulas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário