Foto: Reprodução / O Boticario Dança |
Após uma conversa animada entre dois bailarinos recém-formados que almejavam lançar suas ideias para os palcos internacionais, surgiu a Akram Khan Company. Formado em dança clássica indiana, Kathak e dança contemporânea, Akram Khan se uniu a Farooq Chaudhry para criar produções provocantes e ambiciosas em que temas cotidianos são misturados a outras culturas e disciplinas.
O coreógrafo Akram Khan durante ensaio. Foto: Reprodução / Kadmusart |
Na estrada há 14 anos, Akram Khan atravessa fronteiras para criar narrativas intransigentes. Seus trabalhos envolvem parcerias com diferentes modalidades artísticas. A exemplo do espetáculo In-I, um dueto com a atriz vencedora de Oscar, Juliette Binoche, e a produção Bahok, originalmente produzida em colaboração com o Balé Nacional da China, que recebeu a aclamação da crítica. Outro grande marco foi a criação de uma ala na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
A companhia está localizada na Universidade de Artes de Londres e tem parcerias com o teatro Sadler em Londres, MC2: Grenoble na França, entre outros locais e principais festivais ao redor do mundo.
A atriz Juliette Binoche e Akram Khan. Foto: Reprodução / Meredith Grudson |
Graças as parcerias de sucesso e produções inovadoras, a Akram Khan Company é considerada uma das companhias de dança mais importantes do mundo. A prova disso são os prêmios recebidos como o Helpmann Award (2007) por Melhor Coreografia e Melhor Bailarino (Zero degrees) em Sydney, o The Age Critics’ Award, por melhor trabalho inédito (Vertical Road) no Melbourne Arts Festival, em 2010, o MBE (Membro da Ordem do Império Britânico), em 2005, por sua contribuição para a dança e um Honorary Doctorate of Arts das universidades de Roehampton e De Montfort.
Nenhum comentário:
Postar um comentário