quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Como o bailarino usa a sua memória


Foto: Acervo Cubos / Felippe Araujo

O treino de um bailarino deve ser baseado na preparação da execução dos movimentos e na memorização das sequências coreográficas. Ter uma boa memória é importante para a aprendizagem na dança, pois só assim o aluno consegue registar, armazenar e manipular as informações que criam interações entre o mundo externo e o cérebro.
O autor e especialista em dança Nikolai Tarasov, afirma que a memória na dança é dividida em três segmentos:

Memória Auditiva
Através do trabalho falado e musical que o bailarino conseguirá dançar em ritmo contínuo e seguir as orientações de como executar os movimentos ensinado oralmente pelo professor;

Memória Visual
A partir das demonstrações realizadas pelo professor, de modo lento e sistemático, que o aluno consegue interpretar o movimento e executar da maneira como lhe é entendida;

Memória Motora (reflexos)
O bailarino deve aprender a técnica de forma precisa, para que os erros não façam parte da sua rotina. Ao aprender algo de forma errada, é mais difícil corrigi-la. Por isso a memória motora deve ser fortalecida através de exercícios executados repetidamente.

A aluna Samara Lima visualiza atentamente as
explicações do professor Rodolpho Sandes
Foto: Acervo Cubos

Para a dança, existe uma explicação de como o cérebro age no momento em que estamos aprendendo uma coreografia. São os seguintes passos:
1- O aluno inicia o processo de captura da informação gestual dada pelo professor;

2- O bailarino buscará os movimentos armazenados no seu repertório motor;

3- A memória irá selecionar as informações mais próximas para resolver o problema apresentado;
4- A reprodução será maior e melhor mediante a integração de sua capacidade de armazenamento e o timming de reprodução.

Portanto, para dançar bem o aluno deve aperfeiçoar a sua memória e prestar bastante atenção nas explicações dadas pelo professor.
Foto: Acervo Cubos
 
 
*Fonte: "Projeto- A importância da psicomotricidade na iniciação do ballet clássico", de Daniele Soares

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