Ser um professor de dança é um trabalho difícil e, ao mesmo
tempo, gratificante, pois tem a importante função de ser a força motivacional
para aqueles que vão à sala de aula com muita energia e paixão por essa arte. O
seu papel é ser inspirador, ajudando o aluno a aprender e melhorar. Ele se
dedica ao máximo para ver o seu crescimento como bailarino, e quer o melhor
para você.
A relação do professor com seus alunos é de fundamental
importância para a evolução na dança, pois a partir da sua forma de agir que o
bailarino se sentirá mais receptivo àquilo que está sendo ensinado. A
reciprocidade, simpatia e respeito entre professor e aluno proporcionam um
trabalho construtivo. Lembre-se sempre que o seu professor é humano também,
então tratá-lo como você gostaria de ser tratado é sempre uma boa ação. E para
que a aula fique mais produtiva, separamos algumas atitudes que devem ser
evitadas na sala de dança.
1. "Eu estou cansado” ou "Estou com fome"
A dança é um trabalho árduo, isso não se pode negar. Portanto,
certifique-se de que você está preparado para a aula. Antes de dançar,
alimente-se bem e esteja descansado. Caso isso não seja possível, lembre-se que,
muitas vezes, o seu professor ensinou a várias turmas, sem pausas, e ele provavelmente
não teve tempo para comer ou descansar. Não é apenas a energia do seu professor que
contribui para o quão agradável é a aula, mas a energia de todos os alunos. Se
todo mundo reclamar de cansaço, imagine como a aula seria chata!
2. "Que horas são?" ou "A aula está
terminando?"
Ao fazer essas perguntas, fica a impressão de que a aula não
está divertida e que você deseja que ela acabe logo. Tente imaginar como essas
perguntas soam a partir da perspectiva do seu professor de dança. Se você
realmente não está se divertindo, seja paciente e espere até que a aula acabe,
ou tente aproveitar esse tempo para prestar atenção nos exercícios que estão sendo
passados e ver quanto progresso você pode fazer no tempo restante. Se
você precisar sair mais cedo, avise ao seu professor antes de começar a aula.
Assim, no horário combinado, ele te avisará e você não perderá seu compromisso.
4. "Eu não posso"
Embora o estúdio de dança seja encarado como um ambiente
desafiador, lá não é lugar para a negatividade. Estamos pedindo a nossos corpos
para fazer algumas coisas incrivelmente difíceis, e usando as palavras "não
posso", diminuímos nossas chances de ultrapassar barreiras. Dê a si
mesmo a chance de pensar positivamente. Mude seus pensamentos para “Eu posso
aprender” ou “Como realizo esse movimento?”, assim sua mente procurará entender
como funciona o passo.
5. "Isso é muito difícil para mim. Não vou fazer"
Há, certamente, um tempo para o aluno se sentir seguro em determinadas
técnicas. Sair da zona de conforto e começar a trabalhar em etapas mais
avançadas causa muito medo para algumas pessoas. Trabalhar essa resistência é
um esforço que deverá partir do aluno. Por isso, confie em seu professor. Ele
apenas passará os exercícios para o seu nível de habilidade atual. Se ele pede
para fazer algo e, no início, você não consegue realiza-lo, persista. A chance de
você conseguir executar o movimento com perfeição será grande se você treinar
muito.
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