terça-feira, 31 de março de 2015

Boa atitude na sala de aula



Ser um professor de dança é um trabalho difícil e, ao mesmo tempo, gratificante, pois tem a importante função de ser a força motivacional para aqueles que vão à sala de aula com muita energia e paixão por essa arte. O seu papel é ser inspirador, ajudando o aluno a aprender e melhorar. Ele se dedica ao máximo para ver o seu crescimento como bailarino, e quer o melhor para você. 
A relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a evolução na dança, pois a partir da sua forma de agir que o bailarino se sentirá mais receptivo àquilo que está sendo ensinado. A reciprocidade, simpatia e respeito entre professor e aluno proporcionam um trabalho construtivo. Lembre-se sempre que o seu professor é humano também, então tratá-lo como você gostaria de ser tratado é sempre uma boa ação. E para que a aula fique mais produtiva, separamos algumas atitudes que devem ser evitadas na sala de dança.

1. "Eu estou cansado” ou  "Estou com fome"
A dança é um trabalho árduo, isso não se pode negar. Portanto, certifique-se de que você está preparado para a aula. Antes de dançar, alimente-se bem e esteja descansado. Caso isso não seja possível, lembre-se que, muitas vezes, o seu professor ensinou a várias turmas, sem pausas, e ele provavelmente não teve tempo para comer ou descansar. Não é apenas a energia do seu professor que contribui para o quão agradável é a aula, mas a energia de todos os alunos. Se todo mundo reclamar de cansaço, imagine como a aula seria chata!

2. "Que horas são?" ou "A aula está terminando?"
Ao fazer essas perguntas, fica a impressão de que a aula não está divertida e que você deseja que ela acabe logo. Tente imaginar como essas perguntas soam a partir da perspectiva do seu professor de dança. Se você realmente não está se divertindo, seja paciente e espere até que a aula acabe, ou tente aproveitar esse tempo para prestar atenção nos exercícios que estão sendo passados e ver quanto progresso você pode fazer no tempo restante. Se você precisar sair mais cedo, avise ao seu professor antes de começar a aula. Assim, no horário combinado, ele te avisará e você não perderá seu compromisso.

4. "Eu não posso"
Embora o estúdio de dança seja encarado como um ambiente desafiador, lá não é lugar para a negatividade. Estamos pedindo a nossos corpos para fazer algumas coisas incrivelmente difíceis, e usando as palavras "não posso", diminuímos nossas chances de ultrapassar barreiras. Dê a si mesmo a chance de pensar positivamente. Mude seus pensamentos para “Eu posso aprender” ou “Como realizo esse movimento?”, assim sua mente procurará entender como funciona o passo.

5. "Isso é muito difícil para mim. Não vou fazer"
Há, certamente, um tempo para o aluno se sentir seguro em determinadas técnicas. Sair da zona de conforto e começar a trabalhar em etapas mais avançadas causa muito medo para algumas pessoas. Trabalhar essa resistência é um esforço que deverá partir do aluno. Por isso, confie em seu professor. Ele apenas passará os exercícios para o seu nível de habilidade atual. Se ele pede para fazer algo e, no início, você não consegue realiza-lo, persista. A chance de você conseguir executar o movimento com perfeição será grande se você treinar muito.  

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