terça-feira, 19 de maio de 2015

É preciso estar em forma para dançar?


Foto: Filippe Araújo

Nunca é tarde para começar a dançar. Já escrevemos vários artigos aqui no Blog mostrando que a idade não é um obstáculo para a dança. Mesmo assim, muitas pessoas criam alguns mitos. Preciso ser magro e flexível? Será que vou ter força suficiente para fazer tudo o que meu professor me pede? 

Se você está com uma boa saúde, não há razão para adiar a matrícula. Sinta-se livre para se inscrever em uma modalidade. Todos esses questionamentos serão sanados em cada aula. No início, a falta de força, flexibilidade e ritmo tornarão a dança mais desafiadora. Dançar é um processo repetitivo e lento. Apenas com a prática você ganhará consciência corporal, enquanto trabalha movimentos, a flexibilidade e a força necessária para o estilo que você está estudando. Sim, dançar também é uma forma de aprendizado. Uma rotina de condicionamento físico equilibrado inclui condicionamento aeróbico, treinamento de força, exercícios de centro, treino de equilíbrio, flexibilidade e alongamento para melhorar a estrutura e a composição corporal.

Uma classe de balé, certamente, inclui a maioria dos tópicos acima, mas não de forma consistente. A aula técnica não pode ser confundida com uma aula para perder peso e, portanto, não necessariamente resolve todas as suas necessidades para emagrecer. Mas essa é uma escolha certa quando se trata de capacidade aeróbia e resistência cardiovascular.

O ideal é você descobrir qual o seu objetivo. Incluir a dança na sua rotina é uma excelente saída para melhorar a sua saúde. Cada modalidade possui uma especificidade e você só vai descobrir qual é a melhor depois de fazer aula. Iniciantes "tardias" gastam muito tempo pensando sobre como iniciar antes de realmente fazê-la.

Atualmente, dançar se tornou uma atividade física, não importando a idade, origem, flexibilidade ou qualquer outra característica humana. Ela traz benefícios para aqueles que querem aprender a dançar, praticar ou apreciar uma forma de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário