Subir nos dedos do pé, ou ficar na ponta de uma sapatilha, pode
ser confuso e assustador. Será que vou cair? Isso é seguro? Todo bailarino deve
ser treinado para construir gradualmente a força para conseguir se equilibrar
na ponta. Em qualquer modalidade, colocamos o peso de todo o corpo sobre os
pés, dedos e tornozelos. Não só os dançarinos precisam de força na parte
inferior do corpo, mas eles precisam de núcleos fortes para manter a postura
correta e distribuir uniformemente a carga corporal - a má postura pode colocar
pressão indevida sobre as articulações que suportam peso.
Porém, pequenas alterações da anatomia humana podem
influenciar na maneira como você dança. A primeira é que um dançarino pode ter
pés pronados ou supinados. A melhor maneira de verificar isso é fincar o pé no
chão e olhar seus tornozelos por trás – há uma rotação para
dentro ou fora?
Se há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo,
ele é pronado. Desta forma, mais tensão é posta na estrutura do pé, o que pode
desalinhar o tornozelo, os joelhos e os quadris. A pronação desperdiça energia,
aumentando o risco de dores na canela e articulações, ou até mesmo lesões.
A supinação é o oposto da pronação e descreve uma situação
em que o pé rola para o lado de fora. Neste caso, as forças durante o ciclo da
pisada não são distribuídas igualmente pelo pé, que possui o arco alto e não
tem sua mobilidade afetada. O peso do corpo fica nos dedos de fora, o que pode
gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés e nas costas.
Os professores de dança percebem a pronação do tarso,
quando os alunos estão de pé, pois os ossos no interior do pé são maiores e mais
pesados do que os de fora. A gravidade tem uma tendência para puxar o pé em
pronação se os músculos usados para levantar o arco não são treinados para
fazê-lo. Supinação é mais comum quando dançarinos estão fazendo ponta
ou em relevé (en pointe ou demi-pointe) porque não há mais flexibilidade
nos músculos e tendões do lado de fora do pé. Ao tentar subir para a meia-ponta,
alguns dançarinos, que possuem uma gama limitada de movimento, irão empurrar
para além do seu limite.
Corrigindo a questões de alinhamento
É preciso manter o alinhamento neutro e torná-lo um hábito.
Isso leva tempo, diligência e dança consciente. Alguns bailarinos fazem ponta
com tanta força que ele coloca o pé em uma “posição de foice”. Nessa hora, é
preciso relaxar os músculos da perna e suavemente reposicionar seu pé na
colocação adequada.
Manter o alinhamento correto no pé enquanto dança é muito
importante. Problemas na parte inferior do corpo causam lesões nos joelhos, quadris, costas, entre outros membros. Bailarinos devem
mover-se com a consciência do que o seu corpo está fazendo, e uma grande parte
do que é o entendimento da função e terminologia de certos ossos e músculos. Converse
com o seu professor para aprender mais exercícios e melhorar a sua postura.
Caso você sinta dor ou outro tipo de incomodo, procure um fisioterapeuta ou
ortopedista.
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