quarta-feira, 2 de março de 2016

As armadilhas da internet para dançarinos


A internet pode ser uma excelente ferramenta de aprendizagem, mas também contêm perigos físicos - aqueles que poderiam afetar sua saúde. Como a maioria dos dançarinos, o seu feed do Instagram e Facebook provavelmente está repleto de citações inspiradoras, imagens e vídeos de performances.
Não há nada de errado em seguir o seu ídolo ou algum dançarino que você julgue ser bom. O problema está em tentar copiar seus movimentos. As pessoas têm diferentes tipos de corpos e uma posição que pode ser executada facilmente por um profissional, poderia ser impossível - ou perigoso - para você. 

Se você está pensando em copiar qualquer coisa que você vê na Internet, seja uma pose, uma sequência ou uma nova técnica de alongamento, é vital verificar com o seu professor de dança, fisioterapeuta ou outro profissional experiente, se você pode fazê-lo.

Em qualquer modalidade, há sempre um processo para chegar a determinado nível técnico com segurança. Com certeza, esse bailarino que você admira treinou durante muitas horas semanalmente e têm a capacidade de saber direcionar o seu corpo durante a execução do passo ou como agir caso algo dê errado. Conhecer bem a técnica não é algo que você pode fazer sozinho, principalmente se você dança há pouco tempo.

Uma das questões principais é que o acesso às redes sociais é algo muito fácil e na internet todo mundo parece ser um especialista. Mas é crucial verificar e garantir que a pessoa que você está seguindo tem uma boa base para dar dicas.
Devemos lembrar que as pessoas possuem ritmos diferentes. Existem alguns movimentos que um adulto executará com mais segurança do que um jovem. Especialmente entre as idades de 8 e 14, quando elas estão em fase amadurecimento corporal, e alguns passos na segunda posição podem causar sérios danos, a longo prazo na pelve, joelhos e pés.

Todo mundo tem os seus pontos fortes, e tentar ultrapassar barreiras erroneamente para dançar pode causar lesões. E muitas vezes elas só aparecem depois de anos, podendo impedi-lo de dançar completamente. 
Existem maneiras seguras para alcançar seus objetivos, e cada uma possui a técnica apropriada para a sua idade e estágio de desenvolvimento. Use a mídia social para a inspiração, mas não se sinta pressionado a fazer tudo que vê. Todo mundo é diferente, e a coisa mais importante é você construir um corpo forte para dançar brilhantemente sem se machucar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário