quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Theraband. Você está usando errado





Theraband e férias combinam perfeitamente. A nossa querida faixa elástica é sempre recorrida durante o período de pausa. Porém, um dos exercícios muito feito por todos é executado da maneira errada e pode causar uma lesão. Fazer “ponta” do pé em uma Theraband é muitas vezes feita por bailarinos para fortalecer os pés. Mesmo sendo executado com consciência e controle, muitos dos bailarinos estão danificando a sua estrutura corporal.


A foto acima demonstra como exercício é executado na maioria das vezes. Os músculos que enrolam os dedos dos pés (Flexor Hallucis Longis e Flexor Digitorum Longus) começam na parte de trás da panturrilha e os tendões longos se conectam todo o caminho até os dedos dos pés. Se os dedos estão enrolados quando curvados, durante a ponta, pode causar o uso excessivo dos músculos profundos na parte traseira da perna e resulta em tensão na parte traseira da panturrilha, e consequentemente, dor na parte de trás do tornozelo.
Apontar o pé desta forma pode causar espessamento dos tendões que passam em torno do tornozelo e é a causa de muitas das lesões nos pés . Muitos bailarinos agravam o problema, pois usam esse exercício para melhorar a dor. O mais indicado é não fazer esse exercício cobrindo os dedos. Há tantos outros exercícios menos perigosos e mais benéficos, então vamos executá-los.


Para melhorar a força nos pés e tornozelos em flexão e extensão, as duas opções mais seguras, e melhores, são:  ponta e meia ponta com uma bola ou fazer a meia ponta com a Theraband. Estes exercícios desenvolvem muito mais força funcional e ajuda o bailarino a aprender a controlar a meia ponta, bem como desenvolvem o núcleo e o controle do quadril. Ele também ajuda a configurar o músculo correto disparando padrões no pé e no tornozelo, em relação ao resto do corpo, melhorando assim a técnica. Fazer ponta, mesmo em um exercício tão "simples" como um Tendu, deve ser uma experiência que envolve o corpo inteiro, incluindo a ativação dos músculos das pernas, bem como os pés.


*Com informações do site The Ballet Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário