terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Estou muito velho para usar sapatilhas de ponta?




Essa é uma pergunta que surge frequentemente naqueles que querem começar uma formação clássica. Tecnicamente, há menos risco para os pés adultos iniciarem os trabalhos nas pontas pois suas estruturas responsáveis pelo crescimento do osso, a fise (também chamada placa de crescimento) e as epífises, são totalmente fundidos. No entanto, um adulto que nunca fez uma aula de balé terá que se dedicar um pouco mais na hora de deixar o pé na forma adequada para dançar na sapatilha de ponta. 

A questão da flexibilidade é a principal área que impedirá a maioria dos alunos maduros de alcançar uma posição totalmente pontiaguda do tornozelo, uma vez que isso, muitas vezes, requer alguns alongamentos suaves dos ligamentos, algo muito mais fácil quando somos jovens. O alcance possível no tornozelo também depende, significativamente, da mobilidade natural dos ligamentos em geral. No entanto, isso não deve ser um obstáculo para ingressar no balé. Se houver um desejo real de chegar a esse nível na formação clássica, o aluno fará um trabalho para desenvolver o corpo e evoluir. Na nossa escola temos casos de alunas que iniciaram as aulas de dança clássica adultas e hoje já dançam nas pontas.  

Se um adulto faz aulas de balé por algum tempo e trabalha bem em sala de aula para conseguir a força necessária nos pés, não vai demorar muito para se desenvolver. Nossos corpos desenvolvem 'padrões motores' de movimentos que fazemos regularmente, e é importante que este controle de pé isolado se torne uma segunda natureza para o dançarino antes de iniciar o trabalho de ponta. Há tantas outras coisas para pensar quando se dança na ponta, pois o dançarino deve ser capaz de controlar facilmente a posição dos dedos dos pés na sapatilha para ter controle otimizado e, portanto, segurança nas pontas dos pés.

A coordenação necessária para controlar os pés e pontas é algo que se desenvolve com o tempo, e o aluno deve fazer aulas regulares, se dedicar bastante, ter paciência e ter o acompanhamento de um profissional capacitado. É ele quem dirá o momento que você estará preparado para subir nas pontas dos pés. Portanto, chega de criar desculpas para iniciar os estudos no balé. Entre em contato e agende uma aula experimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário