Foto: Reprodução / Vacay |
Fundada em 1951, o Ballet
Nacional do Canadá é uma companhia que, historicamente, passou por diversos
ajustes, mas mesmo assim conseguiu se manter como referência para a dança
clássica e contemporânea. A sua fundadora, Celia Franca, ficou a frente da
companhia por 23 anos e deixou uma marca com suas raízes no classicismo do
balé, mas com um compromisso de abraçar a evolução contemporânea.
Rudolf Nureyev e Karen Kain, durante apresentação em 1973 Foto: Reprodução /Canadian Music Hall |
Ao longo dos primeiros anos, a
companhia teve oscilações financeiras. Tudo começou com cerca de 30 bailarinos
e cresceu no final de 1980 para mais de 70, mas em 1996, devido a falta de
recursos, o grupo foi reduzido para menos de 50 integrantes.
A temporada do Ballet Nacional do
Canadá ainda é definida por grandes produções clássicas que são muito populares
no país, como Giselle , La Fille Mal
gardée , Coppélia , O Lago dos Cisnes , A Bela Adormecida , Don Quixote e O
Quebra-Nozes. Além disso também apresenta obras originais dos coreógrafos Michel
Fokine, George Balanchine, Frederick Ashton, Antony Tudor, Jerome Robbins, John
Cranko, Kenneth MacMillan, William Forsythe, John Neumeier e Glen Tetley.
A atual diretora artística da companhia, Karen Kain Foto: Reprodução / The Star |
Além de Franca, grandes nomes da
dança desempenharam um papel significativo no desenvolvimento da companhia.
Rudolf Nureyev, que pela primeira vez dançou com a BNC em 1965, retornou em
1972 para encenar sua versão de A Bela Adormecida e é amplamente creditado por
ter elevado os padrões de desempenho do grupo, além de promover as carreiras de
bailarinos como Karen Kain , Frank Augustyn e Veronica Tennant , e reforçar o
prestígio internacional da companhia. Alexander Grant (diretor artístico de 1976-1983)
ampliou a temporada de apresentações, desenvolveu muitos dançarinos jovens, deu
oportunidades para coreógrafos canadenses, e enriqueceu significativamente o
repertório com as obras de seu mentor Frederick Ashton e outros coreógrafos de
renome. Atualmente, quem está a frente da companhia é a bailarina Karen Kain.
Em 2006, o sonho de ter uma sede própria
em Toronto foi finalmente realizado com a implementação do Four Seasons Centre
for the Performing Arts . É o lar permanente do BNC e a sua abertura foi com a
encenação da versão de Nureyev para A Bela Adormecida. E desde então, o Ballet
Nacional do Canadá continua sendo a maior e mais influente companhia de dança
do Canadá.
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